DENY FISICNUTRI

DENY FISICNUTRI

29 de novembro de 2012

A importância de lavar as Mãos




No dia 15 de Outubro celebra-se o Dia Mundial da Lavagem das Mãos 



uma iniciativa internacional que promove os incontestáveis benefícios de lavar as mãos com água e sabão. Mas porque é a lavagem de mãos é um hábito tão importante? O que acontece atualmente quando lavamos as mãos?



Mãos na Saúde

O Dia Mundial da Lavagem de Mãos visa promover os benefícios evidentes da lavagem das mãos. O objectivo é tornar a lavagem das mãos um gesto automático efetuado em casas, escolas e comunidades de todo o mundo.


Muitos sabem dos benefícios da lavagem das mãos mas poucos sabem como realmente funciona. Mais, o kit de higiene de mãos foi recentemente alargado, com o desinfectante com álcool, desenvolvido e revelado ao público no ano passado, durante a gripe A. Mas como poderemos ver o alcogel como um suplemento à lavagem das mãos?

Sem germes


O temo “germe” é por vezes utilizado para referir todos os diferentes tipos de micro organismos que podem propagar doenças, e é por isso muitas vezes utilizado inadequadamente. O que é realmente um germe?


Bactérias e vírus são dois tipos de micro organismos e que são ambos geralmente definidos como germes – mesmo que defiram bastante um do outro. Além disso, os chamados germes são conhecidos por causarem doenças, mas apenas uma minoria são efectivamente perigosos. As diferenças entre a bactéria e o vírus têm consequências práticas, na forma como são transmitidos, mas também pelas doenças que podem ser prevenidas. É por isso que é essencial manter uma boa higiene das mãos e é importante saber as diferenças entre o desinfectante com álcool e lavar as mãos.

O que não conseguir destruir – Lave


O desinfectante com álcool destrói a estrutura da maioria dos micro organismos. O vírus da gripe, por exemplo, precisa de uma forte camada de gordura para sobreviver, que é quebrada por este desinfectante. De qualquer forma, alguns vírus estão protegidos por fortes “conchas” que são resistentes a este efeito.


E o que não consegue destruir é melhor que seja lavado. Os micróbios que não respondem ao desinfectante com álcool podem ser eliminados com água e sabão. O desinfectante pode ser um complemento eficaz à lavagem das mãos – mas nunca a substituem. De facto, em condições normais, a lavagem de mãos frequente seguida da utilização de uma única toalha de papel será sempre uma alternativa segura para manter a boa higiene das mãos. 



Cuidado com as mãos

Era para ser apenas um cisco!!! A pessoa havia ido ao médico,pois estava sentindo um 

incomodo muito grande em um dos olhos. Devido ao que presumia ser um cisco;pois havia
  
arrumado um armário no porão da casa, onde havia muita poeira,fungos e coisas velhas.


O medico havida diagnosticado que era um "cisquinho" de nada e prescreveu um colírio

 anti-alérgico contra irritação.

Dias depois o incomodo persistia e o olho estava muito inchado. Então decidiu consultar

 um outro médico,que retirou o "CISQUINHO".

Trata-se de um protozoário toxoplasma gondi,um coccídio causador de toxoplasmose

muito comum no líquido peritoneal de rato e que é também encontrado no gato e em 

carne de porco.

Poderia simplesmente cegar o portador do "cisquinho" de nada.

Sempre que tiver dúvidas procure a opinião de outros médicos.

 Nunca espere pra vê o que vai acontecer, pois em alguns casos pode ser irreversível.

E muito cuidado 

ao coçar com os dedos os olhos ou mesmo qualquer parte do corpo,

principalmente se não estiverem limpos.

Não enxergamos a olho os micróbios,vírus e bactérias.




WWW.Esportesbh.com.br 



Nenhum comentário:

Postar um comentário