DENY FISICNUTRI

DENY FISICNUTRI

2 de dezembro de 2012

Protagonistas do Culturismo Part:1 "Dorian yates"



Dorian Yates



Dorian Yates (Sutton Coldfield, 19 de abril de 1962) é um ex-fisiculturistas britânico. Foi um dos maiores nomes do fisiculturismo, tendo revolucionado o esporte na década de 1990. Foi várias vezes campeão do Mr. Olympia. Suas medidas em competição eram 1,80 m e 120 kg.


Dorian Yates ganhou 6 Mr. Olympia seguidos e estabeleceu novos padrões de tamanho no fisiculturismo, se mantendo com 115 Kg, baixíssima gordura corporal e alta densidade muscular. Ele era o maior fisiculturista de sua época e fazia outros atletas ficarem pequenos a seu lado. Seu apelido era ‘Sombra’.

Biografia: Dorian Yates


Dorian Yates Mientjez Andrew nasceu 19 de abril de 1962, na Inglaterra. Em sua adolescência, sua família mudou-se para Birmingham, a segunda maior cidade da Grã-Bretanha. Durante esse tempo, Dorian se meteu em apuros e foi condenado a passar seis meses em um Centro de Detenção.

No centro, Dorian ganhou uma reputação instantânea como o mais forte e musculoso dos 300 presos. Isso lhe deu um novo respeito por si mesmo. Porém, ficar em um centro de detenção foi um sinal de alerta para Yates. Se ele não fizesse algo, iria acabar entrando e saindo da prisão por toda a sua vida. Dorian prometeu a si mesmo que nunca mais seria preso.

Nascido em Hurley, perto de Birmingham, na Inglaterra, Dorian Yates começou a treinar em 1983. O homem apelidado de “Sombra” por Peter McGough, editor chefe da Flex Magazine, teve um brilho na consciência sobre métodos de treinamento curtos, mas muito intensos. Depois de vencer alguns torneios nacionais, Yates foi à Nova York disputar o Night of Champions em 1990 e, em sua estreia ficou em 2º lugar, ficando atrás de Mohamed Benaziza.

No ano seguinte, além de ganhar o Night of Champions, Dorian ficou em 2º lugar no Mr. Olympia, ficando atrás de Lee Haney. Porém, de 1992 a 1997, Yates dominou o mundo do fisiculturismo, ganhando todas as edições do torneio.

Em 1994, ele superou um bíceps rasgado para ganhar a coroa. Em 1997, sua vitória mais valente veio quando ele rasgou um tríceps três semanas antes da competição, mas acabou vencendo mesmo assim. Devido à lesão, Yates foi forçado a se aposentar, com um registro pro de 15 vitórias e dois vice campeonatos.

Dorian Yates serve de motivação para muitos jovens, principalmente por suas raízes operárias, determinação sobre humana e confiança elevada. Seu livro, co-escrito por Peter McGough, é intitulado “História de um Guerreiro” – uma denominação perfeita para seus dias de atleta.

Hoje, Yates ainda vive em Birmingham, onde é sócio proprietário de uma empresa de suplementos chamada Dorian Yates Ultimate Formulas e é pai de 2 filhos.

Tido por alguns como o maior fisiculturista de todos os tempos e precursor da era "freak" no fisiculturismo mundial, Dorian Yates revolucionou com volume e definição brutais, forçando, dessa forma, o fisiculturismo mundial a avançar a um novo nível. Com sua força de vontade inquestionável e adepto parcial do treinamento "heavy duty" - Método desenvolvido pelo lendário Mike Mentzer -, Dorian alcançou excelentes resultados, mas pagou caro por seu estilo de treino, chegando a contundir seriamente o tríceps, motivo este que o afastou das competições.


 Dorian Yates, A nova lenda assumiu o papel de expoente mundial do fisiculturismo. 

O mundo então em breve conheceria Ronnie Coleman.


Dorian conquistou o Mister Olympia nos anos de 1992 A 1997.

Dicas de Dorian Yates


1- Quanto tempo você deve descansar entre cada exercício ? Bom eu costumo ficar no máximo 1 minuto, pois se ficar mais que isso pode comprometer toda a série, ou seja, quanto menos tempo melhor, mais claro que você não vai ficar só uns 10 segundos descansando né, se o tempo for muito curto, vai queimar o músculo.


2-Qual o melhor exercício para triceps ?  o pulley com pegada curta sem dúvida é o principal exercício, não cometa o erro de jogar o ombro para frente na hora da descida, isso ocorre porque você não está aguentando o peso. Lembre-se de manter os cotovelos contra o tronco durante todo o exercício.

3- Qual foi sua dieta na época que disputou o Mr. Olympia ? Não havia muita diferente entre a de antes e a de hoje , eu fazia 6 refeições por dia, todas com proteínas de alto valor biológico, comia muito : clara de ovo, aveia, peito de franco, arroz e batata doce.


4- O que você sabe hoje que queria ter ouvido quando começou a treinar ? Cuidar mais do corpo , não perder noites nem ingerir bebidas alcoólicas, e saber que suplementação não é tudo, a alimentação é mais importante.

5- Qual foi a parte do corpo mais difícil de desenvolver ? Com certeza peito e biceps, geneticamente pra mim foi mais complicado, eu tive que trabalhar pesado para obter bons resultados.



Conceitos Gerais



Parece que os culturistas de hoje pararam de evoluir.

Não que eles não sejam bons, mas não estão surpreendendo tanto como antes.
Se me perguntarem: Qual seu conceito entre os culturistas  Jay Cutler ou Dorian?
Diria  Clutler é claro, porem, as Costas de Dorian são muito melhores que de Jay.
Assim como os biceps do Arnoud são melhores do q os do Coleman mesmo  Coleman obtendo maiores dimensões. 
De modo geral um culturista melhor que  Arnoud. Em comparação a época claro! 
Nem Mesmo Ronie Coleman supera  Dorian, se tratando volume de Dorsais.




www.esportesbh.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário