DENY FISICNUTRI

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29 de março de 2013

Whey "Protein e Suas Diferenças"

Aprenda de uma vez por todas e pare de quebrar a "cabeça" para que serve Whey Protein e como se toma 



Você já deve ter ouvido falar em Whey Protein, provavelmente na sua academia,ou de um colega de treinos ou até mesmo de um professor ;mas agora iremos entender o que é a proteína. É como se fosse o "tijolo" para os músculos, sem proteína não há como os músculos se desenvolverem.

Entretanto, muita gente toma Whey Protein com regularidade e não vê nada mudar no seu corpo daí começa a recorrer a produtos mirabolantes, que fazem mal a saúde, deixam sequelas, e o pior, matam: Os esteróides anabólicos. Mas, eu lhe faço uma pergunta, você está tomando a sua Whey corretamente? Está tirando o máximo proveito do produto?



 Deixo aqui algumas dicas para que você faça o uso correto da Whey Protein e aproveite todos os benefícios:


1.Nunca tome a sua Whey Protein com leite;


2.Nunca tome a sua Whey Protein antes ou durante o treino;


3.Sua Whey deve ser consumida com água, suco, ou alguma bebida a base de Soja;


4.Faça e consuma o seu shake de Whey Protein, no máximo, até meia hora após o treino, 


afim de evitar o catabolismo muscular. Esse shake deve ser batido, com um dos líquidos

 citados acima, um carbohidrato (Tipo Carb Up) e, se você preferir, juntamente com 

alguma fruta, preferencialmente as de alto "IG" como melancia, melão, suco de laranja

 (recém espremido), banana, uva passa, manga, abacaxi e kiwi 

Você pode consumir BCAA, glutamina ou creatina junto ao seu shake de Whey protein, 


sem problema algum;

Tome uma dose de Whey Protein Pura, batida apenas com liquido, cerca de 30 minutos


 antes de dormir, para evitar o catabolismo noturno. De preferência uma whey de 

liberação lenta do tipo "micellar". Mas, você deve estar se perguntando o porque de tomar

 a whey pós treino juntamente com um carbohidrato, e isso é muito simples. Quando você 

acaba de treinar, seu corpo está "sedento", "esfomeado" para repor a energia perdida 

durante o treino.

Ao consumir a whey "pura", seu corpo irá utilizar o produto como fonte de reposição 


energética e não na construção e reparação dos músculos, ou seja, você estará jogando 

dinheiro fora, estará desperdiçando o produto. E não é para isso que compramos Whey, 

não é mesmo? Mas, fique ligado, nosso próximo assunto ainda vai girar em torno da Whey

 Protein e trarei mais algumas informações importantes.

Entenda de uma vez por todas que existem tipos de diferentes proteínas e para cada 

objetivo;Portanto saiba que sua diferença pode influenciar na sua escolha.

Lembrando que a marca não entra em questão,apenas dou minha opinião devido ao longo


 dos anos ter experimentado diversas marcas; viso de um modo geral o valor nutricional 

de cada uma apenas.

Portanto devo lembrar que meu objetivo não é propagar nenhuma das marcas que opinei.


Protein Concentrada, Isolada e Hidrolisada, conheça os diferentes tipos de Whey Protein antes de comprar a sua.




Há dois tipos de proteínas presentes no leite: as caseínas e a proteína do soro do leite, conhecida como Whey Protein. A principal diferença entre elas está na qualidade proteica, no tempo de absorção e na solubilidade.

Antes de ser descoberta, a Whey Protein era considerada um subproduto da produção de queijo. Hoje, sabe-se que a proteína do soro do leite possui alto valor biológico, é solúvel em Ph ácido, desta forma proporciona rápido esvaziamento gástrico, e apresenta rápida absorção.

Para separar as proteínas do leite podem ser utilizados três processos distintos conhecidos como precipitação ácida, coagulação enzimática e separação física por membranas.

A precipitação ácida consiste em tornar as caseínas insolúveis formando um “precipitado” que pode ser separado do soro do leite por decantação, filtração ou centrifugação.

O processo de coagulação enzimática adiciona enzimas ao leite formando um coágulo de caseína que é separado do soro por filtração.

Na separação física por membranas, a caseína e o soro do leite são obtidos através de um processo de separação, no qual o leite sofre uma pressão em um sistema tubular e algumas membranas separam as diferentes proteínas de acordo com o tamanho.

Após o processo de separação da Whey Protein, obtêm-se diversos tipos de soro do leite. Esses tipos não apresentam diferenças nutricionais, mas sim uma diferenciação no nível de concentração proteica, no custo de produção e no tempo de obtenção dos mesmos.

Entretanto, esse soro obtido apresenta alto teor de água (93 a 95%) e baixo teor de proteína (0,7 a 1,2%), havendo a necessidade do produto ser concentrado para aumentar o conteúdo proteico.

Nesta etapa, as principais técnicas adotadas são: precipitação por ácidos ou bases, troca iônica ou separação por membranas. Esta última tem como objetivo separar, concentrar ou purificar os componentes em solução.

Dentre esses processos, os mais comuns são microfiltração e ultrafiltração. No final, podem ser obtidos a Whey Protein Concentrada (WPC) ou Whey Protein Isolada (WPI).

Na microfiltração, o soro do leite sofre uma filtração que possibilita a obtenção de proteínas que formam um concentrado proteico com baixa porcentagem de lactose, gorduras e micronutrientes.

A ultrafiltração utiliza membranas menores com a finalidade de obter maior concentração das proteínas do soro do leite. O soro passa por um filtro que permite a passagem das moléculas menores como a lactose, gordura e resíduos, e concentra as maiores (proteínas). É através deste processo que se obtém a Whey Protein Concentrada (WPC).



Diferenças entre os tipos de Whey Protein


O método utilizado no processamento é o que vai definir a qualidade do produto final obtido.

Whey Protein Concentrada 




Passa por um processo mínimo de filtragem e processamento. O teor proteico varia de 29 a 89%. Contém um pouco de lactose, gordura e minerais. Quando a quantidade de lactose diminui a concentração de proteína aumenta.

Algumas marcas de Whey Protein conhecidas que se enquadram na categoria de Whey Protein Concentrada: das nacionais a Whey Protein Probiótica Ultimate 5, 100% Pure e a 3 WHey Protein, das importadas conhecidas as Whey Protein Universal, EAS, Designer e a Whey Protein Optimum, essa também contém em sua composição, whey protein isolada.



Quando Tomar

 A Whey Protein concentradas contém carboidratos em sua composição além de gorduras, se você não está numa dieta de redução calórica e foco principal é o ganha de massa muscular, essas Whey Protein podem ser tomadas tranquilamente.



Whey Protein Isolada


possui uma concentração proteica acima de 90%. Há duas maneiras de obtê-la: através do processo de microfiltração ou pela troca iônica – processo considerado o mais eficiente, atingindo 100% de pureza. Contém pouca ou nenhuma gordura ou lactose.
Algumas marcas de Whey Protein que se classificam como Isoladas: A Whey Protein 
VP2 da AST Sports (na minha opinião a melhor Whey Protein Isolada) e Isopure Perfect zero Carb da Nature’s Best.


Quando Tomar

Está em dieta de redução calorica ou procurando dar aquela denifina? Essas Whey Protein são zero de carboidratos, gorduras e algumas também não contém lactose, ideal para quem tem tolerância.


Whey Protein Hidrolisada



Tanto a proteína concentrada quanto a isolada podem ser hidrolisadas. Este é o tipo de Whey mais filtrada e altamente processada. É facilmente digerida e tem potencial reduzido para reações alérgicas.
Como dito, a maioria das Whey Protein tanto concentrada quanto Isolada, são hidrolisadas, algumas no caso, são zero de carboidratos e de lactose, e ainda acrescido de enzimas digestivas e BCAA micronizado, e tem a forma mais pura da proteína isolada. Na qual podemos citar a Platinum HydroWhey da Optimum.




Quando Tomar
Procura uma Whey Protein pura e sem adição de lactose, essa é uma ótima alternativa.


Calculando Dosagem

 Whey Protein, você sabe calcular a concentração da sua Whey Protein? Parece simples, é simples, mas é algo que as vezes passa desapercebido e você acaba se iludindo com certos rótulos de Whey Protein.

Normalmente o que olhamos no rótulo de Whey, em primeiro lugar, é a concentração e é justamente nesse ponto que somos enganados ou confundidos, é preciso olhar também a dose. Por exemplo, você pode olhar o rótulo de uma determinada whey e ficar impressionado ao ver uma concentração de 60 grs por dose.

Você diz: Uau. E, muitas vezes, paga uma "grana"nessa whey. Só que esse mesmo rótulo diz: 60 grs de proteina por dose e a dose é de 200 grs (um exemplo). Se você dividir a quantidade de proteinas por dose (60) pelo valor da dose (200) terá um resultado de 0,3, que indica que a concentração "real" dessa Whey que você comprou é de 30%.

Em uma outra whey, provavelmente mais barata, você lê no rótulo apenas 20 gramas de proteínapor dose e se frustra porque acha muito pouco, porém, a dose recomendada é de 50 gramas. Se fizermos a mesma conta acima, veremos que 20 dividido por 50 é igual a 0,4, o que indica que a concentração "real" dessa whey é 40%, ou seja, 10% maior daquela a qual você havia ficado impressionado.

É preciso ter cuidado na hora de escolher uma Whey Protein, é preciso ler o rótulo cautelosamente para não ser iludido com qualquer coisa que se lê. Nos exemplos acima, nenhum dos dois rótulos poderia ser considerado mentiroso, porém, o primeiro exemplo passa ao cliente a informação de um modo diferente o que pode levar a pessoa a achar que aquela whey é mais concentrada que a do segundo exemplo, talvez até para justificar um preço mais elevado.



 Limites de uso da Whey Protein



Tudo em excesso é prejudicial e a diferença entre algo que te faz bem e algo que te faz mal está, essencialmente, na quantidade, algumas substâncias podem te matar com praticamente quase nada, como por exemplo o cianeto e, dependendo da quantidade, você pode ser envenenado por água.

Apesar dos inúmeros benefícios da Whey Protein, ela não está isenta dessa verdade, por isso seu uso tem limites. O limite de consumo de proteínas por parte de um ser humano varia de 1,4 a 2,0 grs por kilo de peso corporal, dependendo da atividade fisica que você pratica, por exemplo, se você pesa 80 Kgs, seus limites para o consumo diário de proteína irão variar de 112 a 160 grs por dia, no máximo.

Eu, particularmente, acho que esse limite deve estar dentro da média, e deve ser de no máximo, 1,7 grs de proteína por kilo de peso. Para uma pessoa que pesa 80 kgs, o limite diário de ingestão de proteínas seria de 136 grs (máximo).

O que você deve se lembrar sempre é que a Whey Protein não será a sua fonte única e exclusiva de proteínas, muitas pessoas cometem esse equívoco e consomem os seus limites diários de proteína apenas com a Whey e se esquecem que ingerem durante o dia proteína oriunda de outras fontes, como ovos e carne.

Com esse descuido, a pessoa acaba excedendo o seu limite diário de ingestão de proteínas, o que pode trazer malefícios a saúde. O excesso de proteínas não irá fazer com que você fique forte mais rápido, nem que ganhe massa muscular de um dia para o outro, também não vai te matar, porém, pode SOBRECARREGAR o fígado e os rins e ainda aumentar a eliminação de cálcio pela urina, o que pode levar a formação de cálculos renais.

O abuso das proteínas ainda pode aumentar o risco de desidratação, pois a uréia, produto do metabolismo das proteínas, estará em maior quantidade no sangue nas dietas hiperprotéicas, é eliminada pela urina e se solubiliza em água. Com isso, uma maior quantidade de água é perdida pela urina.

Nossa, depois de tudo isso você ficou com dúvida de como equilibrar a sua dieta para se desenvolver sem se prejudicar, não é mesmo? Vou te dar dois conselhos, primeiro, procure uma academia ou um personal trainer e faça um treino voltado para o ganho de massa muscular. Segundo, procure um nutricionista para que ele lhe proponha uma dieta adequada, que irá equilibrar o seu tipo de atividade física com a quantidade de proteínas a ingerir através da alimentação e da whey protein.

www.mariliaesportes.com.br


3 comentários:

  1. Rick Academia Bioforma Bhtz/Mg29 de março de 2013 08:58

    Fala ai GRANDE parceiro.É de muita utilidade suas explicações; fenômeno o que escreveu cara mto bacana de tua parte compartilhar seus conhecimentos para a internet.
    NÃO SEI SE PERDERIA MEU TEMPO!
    Mais acredito que você realmente é um daqueles caras que faz porque realmente gosta do que faz; Isso sempre admirei em vc ES UM GUERREIRO PARCEIRO. parabéns pelo sucesso no brasil ou na Europa. (GRANDE ABRAÇO DA GALERA QUI DE BH. "FORÇA" Sempre pois a guerra continua todos os dias,Valeu!

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  2. Valeu por mostrar o que sabe. Nunca soube comprar a minha proteina. Agora estarei mais atenta.bjo

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  3. caralho. minha vida toda tomei errado. so joguei minha grana no lixo.:(

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