DENY FISICNUTRI

DENY FISICNUTRI

29 de outubro de 2011

Sistema Endócrino (Fabrica de Hormônios)



Dá-se o nome de sistema endócrino ao conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente sangüínea e irão atuar em outra parte do organismo, controlando ou auxiliando o controle de sua função. Os órgãos que têm sua função controlada e ou regulada pelos hormônios são denominados órgãos-alvo.





O corpo humano é um sistema complexo de órgãos e tecidos interrelacionados, todos eles trabalhando em conjunto para garantir um funcionamento eficiente.
Uma grande variedade de processos psicológicos, desde o crescimento e desenvolvimento à digestão e reprodução; têm de ser continuamente monitorados e controlados. Tanto a monitorização como o controle acontecem sem uma intervenção consciente e são conseguidos pelo sistema endócrino que realiza com o o auxílio da organização engenhosa de mensageiros químicos denominados hormônios. 






Depois de serem liberados para a corrente sanguínea, o sistema líquido de comunicação do corpo,os hormônios são transportados para todas as partes do corpo onde iniciam a ação requerida. Mas o efeito de um determinado hormônio deve ser cuidadosamente controlado;






 se mantiver ativo durante demasiado tempo ou muito vigorosamente, pode perturbar o equilíbrio do corpo. O segredo deste mecanismo de controle do corpo reside na resposta, que é utilizada da mesma maneira que nas máquinas. A eficiência do processo é  detectado e dá-se início à resposta para modificar a ação do agente iniciador. 




Muitos processos utilizam uma resposta negativa; a libertação  detectada é introduzida de forma a reduzir ou desligar a alimentação inicial; e como resultado o sistema volta a adquirir uma condição estável. Mas se  a eficiência for perturbada por uma influência externa,isto faz com que o sistema inicial reaja e responda de maneira a restabelecer o equilíbrio. No sistema endócrino a resposta negativa é normal.
O órgão responsável pela eficiente produção de um hormônio detecta os níveis hormonais presentes na corrente sanguínea; ou os níveis da substância produzida por um hormônio. 
Quando os níveis aumentam para o máximo, a liberação do hormônio é reduzida ou desligada, ou um hormônio   contra-atuante é liberado para provocar a diminuição dos níveis. Contrariamente, se os níveis estiverem muitos baixos, a libertação hormonal é acelerada ou desligada. Este delicado truque de equilíbrio permite que o corpo tenha sempre os níveis hormonais necessários.






Glândulas Endócrinas


As células endócrinas fabricam substâncias químicas denominados hormônios que são liberados diretamente para a corrente sanguínea, deslocando-se depois para todas as partes do corpo e agindo como mensageiros químicos.


O Sistema Endócrino Utiliza Químicos


Enquanto o sistema nervoso utiliza eletricidade para orquestrar todo o tipo de funções que acontecem no nosso corpo, o sistema endócrino realiza ainda mais através da maravilhosa ação dos químicos.


Quando um hormônio em circulação atinge a sua célula alvo, ela abre-a utilizando uma chave química e instiga-a a iniciar a ação devida. Este processo pode ter variadas formas. Em uma delas o hormônio afeta a  membrana de célula alvo para que esta permita a entrada de iões ou moléculas específicos que irão iniciar os processos celulares. Na outra  forma, o hormônio prende-se aos receptores situados na membrana da célula e inicia a libertação de um segundo mensageiro que irá causar a ação celular. Os hormônios esteróides podem passar deretamente pela parede da célula e reagir deretamente com os receptores presentes no citoplasma celular.
Depois de deixarem de ter utilidade os hormônios têm de ser retirados do sistema.
Podem ser processados pelo fígado, ou destruídos por determinados tecidos.
Os componentes hidrossoluvéis que permaneçam saem através do sistema excretor.


                                               "Denilson ferreira da Silva"
                                                     (Personal-Training)



Nenhum comentário:

Postar um comentário