DENY FISICNUTRI

DENY FISICNUTRI

30 de outubro de 2011

O Sistema Nervoso

"Sistema Nervoso


Silenciosamente e incessantemente, no auge da atividade humana e durante as profundezas do nosso sono, os nossos nervos, transmitem continuamente  impulsos de e para o cérebro. Cada movimento que fazemos, desde um consciente piscar de olhos até as ações delicadas, realizadas  ao conduzir um carro ou cada sensação que sentimos. Até nossos sonhos, depende do funcionamento de nosso sistema nervoso.



Esta rede complexa e sofisticada estende-se por todo o corpo. Está constantemente a reunir informação de vários tipos a transmitir comandos para estimular os músculos e os outros órgãos a funcionarem. As partes principais deste sistema principal são o cérebro, o local que regulao senso e as sensações; a espinal-medula, o principal canal  por onde passa a rede  das comunicações; e os própios nervos, uma rede que se ramifica pelo corpo e cujas raízes se direcionam para  dentro e fora da espinal-medula, é tão complexa,que o exato funcionamento de cada um destes elementos ainda não é completamente conhecido. 
As funções mais importantes, as que envolvem a memória, a comparação e a escolha de decisões; acontecem no cérebro, enquanto o resto do sistema nervoso transporta a informação sensorial para o cérebro e daí comanda e controla as reações e movimentos do corpo. 

Fornecem transmissões rápidas de impulsos nervosos, originando uma reação rápida.
A complexa rede de sistemas nervosos estende-se desde o cérebro e da espinal medula até cada parte do corpo.
Os nervos do sistema nervosos periférico transportam as mensagens nos dois sentidos. A estimulação dos órgãos sensoriais e receptores que nos conferem os sentidos do cheiro,sabor,visão ouvido e tato; incita-os a enviar mensagens ao longo dos nervos até ao cérebro, onde são interpretados.
O cérebro envia instruções de volta aos órgãos e tecidos através dos nervos cranianos ou da medula espinal, permitindo-nos responder quase simultaneamente. 




Nervos Espinhais


"Pares de nervos espinhais ramificam-se a partir da medula-espinal,passando através dos pequenos espaços vertebrais".




Humanos


"Os seres humanos possuem o sistema nervoso mais evoluído de todos os seres vivos".








Ramificações Nervosas


 
Um professor de anatomia a descrever o sistema nervoso tem o mesmo problema que um engenheiro de redes telefónicas que tente explicar como funcionam as ligações telefónicas.
É exatamente complexo e não tem um princípio  ou fim determinado.


No interior do corpo humano, os nervos ramificam-se como linhas telefónicas de uma companhia de telecomunicações. Eles passam por todas as partes do corpo, desde as plantas dos pés até ao cimo da cabeça, e desde a superfície da pele aos órgãos centrais, como o coração, figado e pulmões. Estes nervos são, na realidade, células independentes que têm a função altamente especializada de transportar informação.
A maior parte estão agrupadas como os fios independentes que se juntam para formar uma corda. Os nervos  individuais podem medir seis milésimos de m centímetro de espessura. Têm uma cor aclare à medida que os nervos se desagrupam.
As células nervosas possuem a mesma estrutura básica que todas as outras células do corpo humano, com uma membrana envolvente onde está situado o núcleo e o citoplasma.
Imagine um nervo motor levando instruções desde o cérebro até o músculo.
Num dos extremos existe um tufo de projeções curtas, parecidas com raízes. Na outra extremidade, está uma projeção longa e fina, o axónio, que pode subdividir-se 150 vezes e estar ligado a 150 fibras musculares.




Sistema Central



"O cérebro e a espinal-medula formam o sistema nervoso central. Os nervos mais pequenos que se projetam do cérebro e da espinal-medula são denominados sistema nervoso periférico".




                                                      "Denilson ferreira da Silva"
                                                            (Personal-Training)





Nenhum comentário:

Postar um comentário