DENY FISICNUTRI

DENY FISICNUTRI

28 de outubro de 2011

Sistema Muscular (Fibras Musculares)


Um Constante Fornecimento De Oxigénio


Os músculos necessitam de um constante fornecimento de oxigénio para funcionarem. Este gás vital é transportado na corrente sanguínea através das artérias;cujas pequenas ramificações rodeiam cada conjunto de fibras musculares.Mesmo as fibras individuais possuem sua própia rede de vasos capilares,na qual acontece a troca de gases:



 Oxigénio é fornecimento à fibra em troca de dióxido de carbono. Este gás é transportado pelo sangue através de artérias e levado até aos pulmões que retirarão do corpo.


"Fibras Músculares".

(Os filamentos nas fibras dos músculos são compostas por dois tipos de proteínas,actina, e os mais grossos de miosina.)

Sistema Múscular

Os filamentos das fibras musculares:
Os filamentos das fibras musculares são constituidos por dois tipos de proteínas, actina e miosina, ligadas por pontes. Os filamentos mais finos são formados actina e os mais grossos por miosina. Quando o músculo está inativo,tem uma estrutura aberta com algumas uniões entre os dois tipos de filamentos. Quando o músculo se contrai,e os  filamentos deslizam uns sobre os outros, os "dedos" de miosina prendem-se numa série de saliências na superfície dos finos filamentos de   actina, de modo que forma mais pontes de ligação e cria uma estrutura mais forte e densa.

A teoria mais aceita sobre como ocorre a construção muscular é a teoria dos Filamentos Deslizantes. Para compreendê-la é necessário conhecer a estrutura do músculo e da Fibra muscular, ilustrada pela imagem abaixo (Video) 

                                                          


Os músculos do esqueleto são compostos por dois tipos de fibras,em proporções que variam de acordo com a função. As fibras de contração rápida proporcionam força e potência; elas são a "Carne branca" do músculo. Têm a capacidade de se contrair rapidamente,produzindo curtas explosões de energia, e são muito requisitadas para a realização de exercícios breves e intensos. Correr distâncias pequenas a grande velocidade, halterofilismo,levantar e bater com o taco de golfe na bola.




Mas estes músculos ficam exaustos bastante depressa, as caibras surgem assim que se tornam vulneravéis à acumulação de ácido láctico, uma substância sepregada pelo seu própio  metabolismo.



Fibras De Contração Lentas
Estas fibras realizam a ação de puxar de uma forma mais calma e têm mais capacidade de resistência, cansando-se apenas quando as reservas de combustível se gastam. Ligeiramente mais pequenas do que as fibras de contração rápida, e com menos terminações nervosas, elas extraem mais oxigénio do sangue.


 

"Os músculos parecem ser sólidos mas, na realidade,são constituidos por grupos de fibras muito pequenas. Cada fibra é uma célula muscular, que tem a sua própia microestrutura fibrosa composta por filamentos finos e grossos em unidades denominadas sarcómeros; Os sinais que chegam através do nervo motor fazem os filamentos deslizar uns sobre os outros, causando a contração do músculo.




                                                     "Denilson ferreira da Silva"
                                                           (Personal-Training)



Nenhum comentário:

Postar um comentário