O termo de Quiromassagem nasceu em Espanha, concretamente en Barcelona (ano 1920) por o Dr. Vicente Lino Ferrándiz que depois de anos a estudar na Suiça e com os conhecimentos de massagem Sueca que possuia, regressou a Espanha e com as variadas técnicas aprendidas juntou-as, criando um protocolo de trabalho chamado Quiromassagem, isto é massagem manual sem auxilio de aparelhos mecânicos. Esta prática requere uma extraordinária agilidade manual, e conhecimentos avançados de anatomia e fisiologia do corpo humano.
De modo que o terapeuta possa actuar com manipulações muito precisas sobre o corpo e tratar determinadas patologias com resultados muito supreendentes.
Efeitos da Quiromassagem na pele.
A Quiromassagem limpa a pele alizando-a e libertando células em descamação e todos os tipos de impuresas que obstruem os poros, facilita as funções das glândulas sudoripedas e sebácias, melhora tambem a circulação cutánea sanguinea e linfática.
Efeitos sobre os músculos.
Efeitos sobre os músculos.
Esta técnica actúa de diferentes maneiras nos músculos, pode levá-los ao relaxamento e á distenção das suas pequenas fibras, assim como a eliminação de substâncias que por norma provocam fadiga muscular, como os ácidos lácteos e úrico. A Quiromassagem também ajuda na rigidez muscular acelerando os processos de reabilitação de entorses, roturas e distenções musculares devido ao aumento do fluxo sanguineo.
Efeitos no sistema circulatório e linfático.
Esta técnica cumpre as funções básicas de elevar o fluxo sanguineo na zona massajada mediante manobras de intensidade média e superficial de direcção centripeda.
Com estas manobras também se envia um grande fluxo de líquidos até aos vasos linfáticos drenando-os na corrente sanguinea para a sua posterior eliminação.
Depois de uma sessão de massagem produz-se um aumento de glóbulos vermelhos e de hemoglobina, assim como uma modificação da pressão arterial.
Efeitos no sistema nervoso.
A massagem em virtude dos vários tipos de técnicas aplicadas pode produzir sensações como a sedação, estimulação, excitação e até mesmo anestesia local.
Aplicando manobras lentas e superficiais pode-se conseguir um efeito profundamente sedante e aplicando manobras mais rápidas e profundas um efeito contrário, ou excitante muito utilizado por desportistas antes de uma competição.
As vibrações tónicas, e as sacudidas têm um efeito revitalizante sobre o sistema nervoso chegando mesmo a desmonstrar grandes resultados em diversos tipos de parelesias.
Efeitos psicológicos da massagem.
Devido aos efeitos no sistema nervoso e á sua acção descontracturante muscular e ao aumento sanguineo, a massagem pode ser calmante e relaxante, mas temos de pensar que o corpo é como uma muralha que nos separa do exterior e este materaliza todas as nossas tensões.
Com a massagem a remoção de essa tensão fisica, mental ou emocional produz um alivio psicológico, na pessoa que a recebe.
Pela singularidade e o contacto íntimo, que é a prática da massagem, os efeitos psicológicos têm de ser cuidadosamente tratados assim que, as mãos do terapeuta têm a importância de transmitir a energia psíquica e é muito importante que este actue emocionalmente desbloqueado do mundo exterior.
Assim como quem a recebe deve estar receptivo a mesma, caso contrário a massagem e os seus efeitos benéficos não serão os desejados.
"Denilson Ferreira da Silva"
(Quiromassagista/Perssonal-Training)
Nenhum comentário:
Postar um comentário