DENY FISICNUTRI

DENY FISICNUTRI

11 de fevereiro de 2012

"Aprendendo A Suplementar - Se"


Desde a Grécia antiga...




 O homem valoriza a proteína em sua alimentação, por acreditar que ela está ligada à FORÇA. 

Os fisiculturistas sempre consumiram quantidades de proteína bem acima das recomendações diárias - de 2,0 a 4,0g contra 0,8g/kg de peso (RDA* norte-americano)- especialmente para garantir o ganho de massa muscular. 

Os suplementos nutricionais com proteínas isoladas 

(albumina, wheyprotein, caseina, caseinatos ) foram desenvolvidos com o objetivo de fornecer somente as proteínas, sem contudo favorecer o consumo de gordura. Isto porque as proteínas de alto valor biológico ( aquelas que possuem todos os aminoácidos essenciais nas proporções adequadas ao organismo) estão presentes nos alimentos de origem animal, e geralmente estão associadas à gordura saturada.



Hoje é muito comum vermos nas academias desde adolescentes até pessoas (homens e mulheres) com metas meramente estéticas consumirem não só suplementos à base de proteínas mas também de aminoácidos. Como estes suplementos se apresentam na forma depós, cápsulas, comprimidos e xaropes, podemos observar a completa desinformação acerca das indicações, quantidades e do momento adequado para o consumo destes produtos. Mas afinal qual a diferença entre eles?


 Os aminoácidos 


( em cápsula,comprimido ou xarope ) são assimilados pelo organismo mais rapidamente do que as proteínas porque não precisam ser digeridos. Por essa razão são mais “econômicos” , pois não promovem o que chamamos de Ação Dinâmica Específica( representa a quantidade de energia que nosso organismo gasta para fazer a digestão e absorção dos nutrientes – proteínas,carboidratos e lipídios ).






Em relação aos aminoácidos propriamente ditos, sabemos que os hidrolisados 
( são os obtidos através de “digestão” prévia) 
Além de possuírem todos os aminoácidos, também são absorvidos mais rapidamente do que os isolados ( por exemplo os BCAA’s)
Especialmente por serem absorvidos na forma de di e tripeptídios sem ação enzimática, ou seja, 2 ou 3 aminoácidos ligados entre si. 
Assim podemos ver que os hidrolisados são incorporados mais rapidamente;mas e quanto à diferença entre os comprimidos, o xarope e as cápsulas? 
Se você pensou que o xarope é absorvido mais rapidamente, acertou! 
As cápsulas são de gelatina (proteína),logo precisam de um tempo maior para serem degradadas.Já os comprimidos vão depender do tipo e da quantidade de excipientes
 ( geralmente derivados da celulose ou amido) que podem ser utilizados para facilitar o processo de fabricação dando o ponto ideal à compressão dos comprimidos e também para melhorar a estabilidade do produto.
 Contudo o ideal é que estes comprimidos não tenham excipientes em sua composição para que não haja diferença significativa na disponibilidade dos aminoácidos quando comparados ao xarope. Como infelizmente não dispomos de informações na literatura que possam sustentar a tese de que a apresentação líquida (xarope) de aminoácidos hidrolisados chega efetivamente mais rápido ao intestino do que na forma de comprimidos, fatores que podem clarear a indicação ou escolha são a composição (concentração de aminoácidos) 
O preço e o sabor, já que os aminoácidos de modo geral, mesmo os hidrolisados, têm um gosto não muito apreciável, muitos preferem o xarope pois geralmente além de oferecerem maior quantidade de aminoácidos na dose do que os comprimidos, também apresentam carboidratos.


Em relação às indicações, apesar de todas as controvérsias, na prática observamos o seguinte:




 como a atividade motora provoca a “quebra” das proteínas estruturais, principalmente nos músculos e no fígado, as principais metas são evitar grandes “quebras” e promover uma eficiente recuperação.
 Deste modo podemos utilizar os aminoácidos hidrolisados para recuperação ( após os treinos e/ou antes de dormir. 
Após os exercícios, especificamente os contra-resistência, e nos 90 primeiros minutos de sono temos os maiores picos de liberação do hormônio de crescimento), e também como complemento alimentar para obtenção da quota total de proteína ( em torno de 2,0g/kg de peso) nas dietas para hipertrofia muscular. Já os aminoácidos de cadeia ramificada 
( BCAA’s - Branched Chain Amino Acids), por participarem do processo de geração de energia podem ser usados antes da atividade física, especialmente as de longa duração, para evitar a fadiga central que é produzida quando estes aminoácidos diminuem na circulação sangüínea devido à sua utilização pelo músculo, permitindo que outro aminoácido (triptofano) seja captado pelo sistema nervoso central, produzindo assim a serotonina 


Neurotransmissor responsável pelas sensações de torpor, sonolência e irritabilidade, que junto a outros sintomas compõem o quadro da chamada Fadiga Central 
(muito comum em corredores de longa distância). 


Estes aminoácidos vêm sendo utilizados também pelos fisiculturistas antes dos treinos com o intuito de reduzir o catabolismo (quebra) muscular promovido pelo estímulo do exercício.É importante lembrar que os BCAA’s também são aminoácidos essenciais, logo estão presentes nos hidrolisados, pois estes são provenientes de proteínas de alto valor biológico. Por isso,quando se consome o hidrolisado após o exercício estes aminoácidos já estão contemplados. 
Agora se você não sabe se deve ou não consumir ou tem dúvidas quanto a quantidade, consulte um nutricionista.


"Denilson Ferreira Silva"
(Personal - Training)



Nenhum comentário:

Postar um comentário