DENY FISICNUTRI

DENY FISICNUTRI

25 de novembro de 2011

"Treinos para Hipertrofia Máxima"



Quando se pergunta a 10 pessoas qual seria o melhor treinamento de musculação visando o aumento máximo dos músculos (Hipertrofia), temos 10 respostas diferentes. Afinal existem maneiras quase infinitas de treinar. Embora haja muitas semelhanças entre os variados sistemas de treinamento, a verdade é que quase todos os programas de treinamento irão funcionar por um tempo, pelo menos.

Portanto a variação e utilização de periodização é algo certo quando se deseja obter resultados mais consistentes e prolongados com a musculação. Já que o corpo se adapta rapidamente a um modo de treinar é importante mudar a forma de treinar periodicamente, evitando que o corpo se acostume ao treino atual e continue com os progressos para alcançar o máximo de desenvolvimento muscular.

Existem alguns métodos de treinamento que produziram resultados incríveis e para ajudar você e ou seu treinador a determinar qual seria o melhor sistema de treinamento para você vamos dar uma olhada rápida neles:

HIT - Heavy Duty – HST – Principios Charles Poliquin - MAX-OT

HIT: A filosofia do Hit é; “se você realmente treinar com máxima intensidade é fisicamente impossível treinar por um longo período ou com alta quantidade de exercícios e séries”. Portanto o treino HIT se baseia na utilização de pouqíssimas séries e muito peso. Frequentemente utiliza-se 1 ou 2 séries por exercício e nada mais.

HIT -High Intensity Training


Treinos curtos (cerca de 15 minutos)
Vários dias de descanso para o músculo treinado (4 a 7 dias)
Treinos intensos
Exemplo de rotina HIT


Dia -1 – Costas – Ombros – Bíceps – abdomen

Barra fixa ———– 2 X 15

Remada curvada—2 X 8

Desenvolvimento p/ frente——–2 X 8

Encolhimento de ombros ——–1 X 10

Rosca direta ———————2 X 6

Abdome na máquina ———–3 X 15


Dia -2 – Pernas – Peito – Tríceps

Agachamento ———— 2 X 15

Leg press —————– 1 X 10

Elevação de calcanhares (flexão plantar) —-2 X 10

Supino ——————-2 X 8

Supino inclinado——-1 X 6

Tríceps testa ———-2 X 6

Heavy Duty: Uma variação do método HIT desenvolvida por Mike Mentzer famoso campeão fisiculturista do passado. Na tentativa de evitar o overtraining (excesso de treinamento), Mike criou métodos semelhantes ao HIT com acréscimos apenas de técnicas mais intensas como, treinar até a falha, pré-exaustão, repetições forçadas e negativas e etc.



Um exemplo de treino Heavy Duty com a técnica mini-pausa, para bíceps seria:


Rosca direta —–1 x 1 -descanso de 10 segundos


1 x 1 -descanso de 10 segundos


1 x 1 -descanso de 10 segundos


1 x 1 -descanso de 15 segundos



HST: Embora também tenha muitas semelhanças ao método HIT, a principal diferença aqui é uma maior frequência do treinamento e a variação de repetições, confira:

HST – Hypertrophy-Specific Training


Para que o treinamento resulte em hipertrofia significativa, o estímulo deve ser aplicado com frequência suficiente! A desvantagem de tomar uma semana de descanso a cada vez que você treina um músculo é que muitas das respostas agudas ao treinamento, como aumento da síntese proteica, prostaglandinas e IGF-1, voltam ao normal em cerca de 36 horas. Então o anabolismo(desenvolvimento e recuperação) resultante do treino só dura 2 dias na melhor das hipóteses.


Ao longo do tempo, os tecidos musculares se adaptam e se tornam resistentes aos efeitos do exercício. Esta adaptação (resistência ao estímulo) pode acontecer em menos de 48 horas. Quando isso acontece, a hipertrofia vai parar, embora as adaptações neurais e metabólicas possam continuar. Ao contrário da hipertrofia, o alicerce para o desenvolvimento da força é de natureza neuromuscular.
HST também sugere o uso de exercícios compostos (movimentos básicos) para maximizar os efeitos da carga sobre o músculo tanto quanto possível, por exercício. Exercícios básicos = agachamentos, supinos, desenvolvimentos e etc.
HST sugere que você limite o número de séries por exercício a 1 ou 2.



Exemplo de rotina HST:


SEGUNDAQUARTASEXTA
COXAS 
Agachamento 2X15
Cama flexora 2X15
COXAS 
Agachamento 2X10
Cama flexora 2X10
COXAS 
Agachamento 3X5
Cama flexora 3X5
PEITO 
Supino inclinado 2X15
Crucifixo               2X15
PEITO 
Supino inclinado 2X10
Crucifixo               2X10
PEITO 
Supino inclinado 3X5
Crucifixo               3X5
COSTAS 
Barra fixa 2X15
Remada 2X12
COSTAS 
Barra fixa 2X10
Remada 2X10
COSTAS 
Barra fixa 3X5
Remada 3X5
OMBROS 
Desenvolvimento c/halteres 1X12
Elevações laterais              1X12
Crucifixo inverso                1×12
OMBROS 
Desenvolvimento c/halteres 1X10
Elevações laterais              1X10
Crucifixo inverso                1×10
OMBROS 
Desenvolvimento c/halteres 2X5
Elevações laterais              2X5

Crucifixo inverso                1×10
BÍCEPS 
Rosca alternada 2X12
BÍCEPS 
Rosca alternada 2X10
BÍCEPS 
Rosca alternada 3X5
TRÍCEPS 
Tríceps testa      2X12
TRÍCEPS 
Tríceps testa      2X10
TRÍCEPSTríceps testa      3X5
PANTURRILHAS 
Elevação de calcanhares  2X12
PANTURRILHAS 
Elevação de calcanhares  2X10
PANTURRILHAS 
Elevação de calcanhares  3X5
ABDOME 
Crunch 2X12
ABDOME 
Crunch 2X10
ABDOME 
Crunch 3X15


Principios Poliquin:
Charles Poliquin desenvolveu vários métodos de treinar que ajudaram inúmeros atletas. Principalmente atletas olímpicos que necessitavam de mais massa muscular para bater recordes. Mas o sistema de treino mais conhecido foi o Treinamento Alemão de Volume. Também conhecido como o método de 10 séries. Embora não tenha sido Charles Poliquin que tenha criado este método foi um dos principais divulgadores desta técnica. É um método muito puxado, mas que promete ganhos significativos de massa magra.

Neste sistema basicamente utiliza-se um peso para uma série de 20 repetições, mas executa-se 10 repetições para 10 séries. Confira exemplo:


Dia -1 Peito e ombros

Supino ——————10 x 10

Supino inclinado——-10 x 10

Desenvolvimento——-10 x 10

Remada alta————-10 x 10


Dia -2 Costas e abdome



Barra fixa ———–10 x 10

Remada curvada—-10 x 10

Abdomen na polia—-10 x 10

Abdomen na máquina——–10 x 10


*Dia 3 – Descanso ;(


Dia -4 – Pernas


Agachamento ———10 x 10

Cama flexora———–10 x 10

Panturrilhas na máquina—-10 x 10

Dia -5 – Braços

Rosca direta ————10 x 10

Tríceps pulley———–10 x 10



MAX-OT -Maximum muscle overload in the minimum amount of time! (Máxima sobrecarga muscular com mínima quantidade de tempo)

Este príncipio é outro muito parecido com o HIT .

Já que ambos visam pouco volume de treino (séries e repetições) e mais intensidade. Ou seja quanto mais puxado for seu treino, menor quantidade de séries você fará. Parece ser uma idéia boa , quando se tem pelo menos um ano de treino e a pessoa é suscetível ao overtraining (excesso de treinamento).

Eis um resumo deste método de treino: MAX-OT

1. Cada sessão de treino deve durar aproximadamente 30 a 40 minutos.

2. Treinar apenas 1 ou 2 grupos musculares por treino / dia. Ex; 1º-dia-PEITO. 2º-dia-COSTAS. 3ºdia-OMBROS. 4º-dia-BRAÇOS. 5º-dia-PERNAS

3. Fazer um total de 6-9 séries pesadas por grupo muscular. Até 6 para músculos pequenos (bíceps, tríceps,panturrilhas) e até 9 para os grandes músculos (peito,costas,coxas)

Ex; TREINO DE PEITO

SUPINO———————– 2 x 4-6 repetições

SUPINO INCLINADO——–2 x 4-6 repetições

CRUCIFIXO—————— 2 x 4-6 repetições


MERGULHOS/PARALELAS —2 x 4-6 repetições


4. Descansar 2 a 3 minutos entre as séries.



5. Treinar cada grupo muscular uma vez a cada 5 – 7 dias. Dando assim de 5 a 7 dias de descanso para cada grupo muscular.



6. Faça uma pausa de 1 semana dos treinamentos a cada 8 a 10 semanas de treino intenso. Uma semana sem treinar nada, para total recuperação muscular.Dando um descanso não só físico, como mental.



Agora para finalizar, como citado no inicio do artigo a variação e ou periodização é talvez o mais importante método a aplicar quando desejamos o máximo de desenvolvimento. Afinal quando seu corpo se acostuma ao treino mais intenso que você já tenha utilizado é hora de mudar para novos estímulos que possam “forçar” uma nova readaptação muscular. Veja exemplo de periodização:


Fase 1- Adaptação – Programas de treino leve – Para iniciantes ou atletas que estão se recuperando de lesões e após longos periodos de competições.

 Duração de 2 a 3 meses.

Fase 2- Hipertrofia – Programas de Treinos específicos para ganho de massa muscular – Treinos pesados e intensos. Duração de 2 a 3 meses.


Fase 3- Força máxima – Programas de treinos mais pesados, visando mais o aumento de força do que a hipertrofia. Duração de 2 a 3 meses.


Fase 4 – Definição muscular – Programas de treinos combinados para definição dos músculos. Duração de 2 a 3 meses.

"Lembrando que este é apenas um exemplo.

 Existem muitas outras formas de periodizar seu treinamento."



Nenhum comentário:

Postar um comentário